sexta-feira, 16 de março de 2012

Lança do Destino

   Hoje vou falar um bocadinho sobre a Lança do Destino. Muito se tem especulado sobre este artefacto antigo. Teria ele poderes mágicos? Seria ele um objecto amaldiçoado? seria ele responsável pela ascensão e queda de grande líderes mundiais? é o que veremos...


   Também conhecida como a lança sagrada ou lança de Longinus, foi a lança utilizada pelo centurião Longinus para perfurar o lado esquerdo do corpo de Jesus Cristo durante a sua crucificação, sendo assim responsável pela quinta chaga de Cristo.
Reza a história que quando o centurião romano perfurou o corpo de Cristo para confirmar o seu óbito, um líquido saído do corpo de Cristo terá salpicado os seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular. O soldado converteu-se então à fé cristã, abandonando o exército romano e transformando-se num monge. Por causa da sua crença foi preso, torturado e teve os seus dentes e língua cortados.
Longinus tornou-se então um santo não canónico. Existe em Portugal uma estátua de S. Longino no Santuário do Bom Jesus do Monte , na cidade de Braga, é conhecida como a estátua de S. Longuinho. O santo é associado à procura de objectos perdidos.
   A lança por ter tocado na carne e sangue de Cristo foi sempre associada a poderes sobrenaturais, nomeadamente poderes curativos.
Por esse motivo foi desejada e possuída por grandes personalidades históricas, Reis, Governantes e Guerreiros.





No entanto, algo mais acompanhava este objecto, uma espécie de maldição.
Quem a possuísse alcançava glória e poder, porém pouco tempo depois de atingirem o seu auge morriam misteriosamente.





Napoleão foi uma das personalidades que tentou adquirir a lança do destino. Também cerca de 45 imperadores tiveram na sua posse a tão desejada lança e também eles tiveram mortes trágicas.
Até que chegou à posse de Adolf Hitler. Este visitou por várias vezes a lança que se encontrava em exposição no museu Hofsburg Treasure Museum, em Viena, Aústria. Pouco tempo depois das suas visitas, Hitler ascendeu ao poder, tornando-se o líder supremo da Alemanha. Hitler sempre teve um fascínio pelas ciências ocultas e pelas relíquias religiosas e por isso aquando da invasão da Aústria em 1938 foi imediatamente ordenada a apreensão da Lança do Destino.
Após se apossar da lança, os exércitos alemães tornaram-se ainda mais poderosos, conquistando e destruindo tudo à sua passagem.





No entanto, como tudo o que sobe desce, também o império criado por Hitler começou a tombar.
Tal como os anteriores detentores da lança, também Hitler viu o seu poder cair e sofrer uma derrota implacável por parte dos Aliados.O General S. Paton, norte-americano, confiscou a lança, tornando-se assim os E.U.A. o seu fiel guardião provisório. Antes de se apoderarem da lança, "supostamente" Hitler suicidou-se, no entanto o seu corpo nunca foi encontrado.
Os E.U.A. ficaram assim a possuir a relíquia por tantos tão desejada e tornaram-se na maior potência mundial. Coincidência?...ou talvez não...





No entanto,
o General Eisenhower  tomou a decisão de devolver a lança à sua origem.
Talvez tivesse sido isso que terá impedido a queda os E.U.A.... nunca saberemos...
Até hoje a lança permanece no museu da Casa do Tesouro de Hofsburg, onde pode ser visitada.

Toda a mão que a empunhar para ferir, acabará inevitavelmente por se ferir!

com isto, seria realmente esta lança responsável pelo poder de determinados governantes e pela sua queda?

ficará sempre a dúvida....



















Sem comentários:

Enviar um comentário